Conforme o tempo passa e eu entro em contato com centenas de profissionais do mais diferentes cargos e empresas, o desafio de fazer a gestão do tempo parece ser o maior desafio encontrado no dia a dia.
Percebo o mesmo tipo de desafio também entre os empreendedores que convivo.
Parece que tudo está sendo resumido ao NÃO TENHO TEMPO.
Mas digo que nem tudo é uma questão de tempo.
Até porque, o tempo é relativo. Sim. Em nosso dia a dia usamos o relógio para marcar o tempo, mas to ponto de vista relativo, ele depende da referência que o medimos. Não que 1 segundo não dure 1 segundo mas, dependendo da situação, o tempo deixa de ser um valor absoluto e passa a ser relativo ao ponto de vista.
Você já passou 1h fazendo algo que amava e nem viu o tempo passar?
Ou já teve que esperar para ser atendido no banco, ou em algum consultório, e o tempo simplesmente não passava?
Pois é. O tempo está passando e nossa referência é determinante para entendermos o poder das escolhas que fazemos no nosso tempo.
O que me motivou a escrever esse artigo foi a pesquisa recente da consultoria BTA, publicada pela VOCÊ RH, que trouxe como headline que líderes passam mais tempo respondendo mensagens do que fazendo gestão. Mais especificamente, o que a pesquisa indica é que 61% da rotina dos líderes é consumida pela utilização de softwares de mensagens e reuniões online, burocracia e jogos políticos.
Se considerarmos o cenário pré e pós pandemia, percebemos que as escolhas feitas pelos profissionais dia após dia, tem sufocado o que é relevante para os negócios e para o desenvolvimento das pessoas.
Isso pode ser visto no dado levantado de que em 2019 o tempo gasto em atividades que não agregavam valor era de 38% do tempo, e hoje, 2022, como vimos acima, é de 61%.
Não que responder mensagens não seja relevante, porém, não são as tarefas mais importantes. Precisam ser feitas, mas com organização e na hora certa, de modo que não atrapalhe o que de fato produzirá resultados relevantes para a carreira desses profissionais e das pessoas que lideram.
E não é só isso. A mesma pesquisa aponta que os 3 maiores desafios da rotina profissional são: Gestão do Tempo (24%), Gestão de Pessoas (18%) e Equilíbrio da Vida profissional e pessoal (17%).
Se analisarmos os 61% do tempo gasto com tarefas não relevantes e o principal desafio que é gestão do tempo, podemos parar para pensar um pouco….
1- Esses profissionais tem metas claras e objetivos bem definidos?
2- Esses profissionais tem clareza sobre o papel deles na liderança?
2- Como está a organização do dia desses profissionais?
3- Como está a organização de tarefas a serem executadas e as que podem ser delegadas por esses profissionais?
4- Qual a quantidade de “sims” e de “nãos” que esses profissionais tem dado ao longo do dia?
5- Como tem sido e por quais canais a comunicação tem acontecido?
6- Como tem sido a definição de critérios para realizar ou não uma reunião?
Meu curso Ordem no Caos estabelece uma nova forma de enxergar esses e mais outros pontos da rotina caótica que todo profissional tem e como lidar com “apenas” 24h no dia para dar conta de tudo (e ainda da vida pessoal). Está tudo lá.
Aqui nesse artigo, meu objetivo é fazer você pensar sobre as 6 perguntas acima e colocar suas escolhas em perspectiva do tempo que você tem.
O tempo inteiro você está fazendo escolhas e, por mais que você ache que não, 61% do tempo, você escolhe, consciente ou inconscientemente, usar seu tempo com coisas que não agregam valor para o negócio.
E, se você é líder, você escolhe priorizar coisas do que pessoas. Lide com isso.
“Ah Stenio, mas eu não tenho tempo. Se for parar para fazer o que precisa ser feito, o resto vai cair. E isso dá muito trabalho”
E eu te digo: Não é que isso vai dar trabalho. ESSE É O TRABALHO.
Líderes, priorizem as pessoas. Pessoas na agenda. Isso é importante
Liderados, assumam a responsabilidade e vistam a camisa de suas carreiras.
Para isso:
1- Organize-se
2- Tire tudo da sua cabeça e crie um sistema de produtividade que funcione pra você.
3- Faça pequenas mudanças em direção ao que você quer se tornar e não às metas que você quer alcançar
4- Seja consistente
Tudo é uma questão de tempo.
E agora eu termino esse artigo porque acabou o meu tempo de escrever.
Hora de mergulhar em mais um projeto grande e que precisa da minha atenção. Do meu tempo.
Abs
Stenio Moura