Na rede social onde celebramos vitórias, conquistas, expomos promoções e prêmios e, eventualmente, vemos reclamações e denúncias, quero falar um pouco sobre uma reflexão que me ocorreu por aqui sobre a minha rotina profissional e pessoal.
Tenho falado muito sobre como equilibrar esses diferentes papéis na vida, entendendo que não existe uma ruptura ou uma separação 100% (como está sendo bem mostrado na série Ruptura da Apple Tv – Se você ainda não viu, veja! É fantástica).
Prego o equilíbrio em tudo desde que entendi que a intensidade nos sufoca, porque já vivemos em um mundo intenso, imediatista e ansioso. E parece que essas caraterísticas estão sendo impregnadas em todos nós.
Quando entendi o que me levaria a ter resultados duradouros, comecei a mudar minhas atitudes e comportamentos frente às situações.
Minha rotina não é perfeita.
Eu crio a melhor rotina que posso para conseguir fazer o que preciso e o que quero na minha vida profissional e pessoal.
Defino critérios claros a partir de objetivos bem definidos para cada área da minha vida e, na marra, aprendi a jogar o jogo da consistência e do longo prazo.
às vezes, você pode me ver dando treinamentos, mentorias, criando conteúdo por aqui, vendendo cursos, brincando com meu filho, viajando, passando tempo com a minha esposa e pensar:
“Como ele consegue? Como ele dá conta de tudo?”
E esse é o ponto. Eu não dou conta de tudo.
Até tentei um tempo, mas é impossível pra mim e pra você.
A gente precisa entender o que faz sentido para nós e organizar uma rotina que funcione no nosso contexto e atenda as nossas necessidades.
Eu sei que tem muito guru por a´^que faz promessas incríveis e que conectam com o seu Sistema Límbico (emoções) imediatamente.
Vejo aquelas promessas de “Ganhe R$XX.000 fazendo SÓ ISSO”, e tantas promessas que falam de um método único e um passo a passo definitivo para ser mais produtivo, para ter sucesso, etc.
Eu sei porque me formei em Mkt e Comunicação e porque eu também caí nessas por conta da Síndrome da Mega Sena. Aquela que queremos os 6 números salvadores da pátria que farão, do dia pra noites, nossas vidas mudarem.
Só que a vida real e de transformação é regida sim por uma única fórmula, mas é essa:
AC x T = R
AC – Ações Consistentes
T – Tempo
R – Resultados
Ou seja, não tem atalho, não tem sacadinha e muito menos hackzinho.
O que tem são objetivos claros, foco, disciplina e CONSISTÊNCIA.
Você conhece a fábula da Lebre e da Tartaruga certo?
Quem vence?
Pense aí. Você quer ser a lebre ou a tartaruga nesse mundo?
Quer continuar correndo, correndo, correndo e não atingindo resultados, ou quer fazer parte da Comunidade dos Consistentes ?
Não tem escolha certa ou errada. Entenda isso.
Cada um faz a escolha que acha mais adequada na vida.
Quem sou eu pra te dizer que você está errado?
Agora me conta, o que te impede de manter a consistência?
Stenio Moura