Os 5 pilares que alavancam o crescimento profissional sustentável

Ao longo dos meus 17 anos de experiência profissional, sendo 15 deles dentro do Mundo Corporativo e 2 como treinador de produtividade e liderança para profissionais desse mesmo mercado, aprendi que todo crescimento sustentável é baseado em 5 grande pilares.

O que chamo de crescimento sustentável?

Aquele crescimento que é bom para o profissional, para as pessoas que o circundam (no trabalho e fora dele), bom para o sistema e, principalmente, que dure no tempo.

Digo principalmente que dure no tempo porque vi ao longo desse tempo ascensões meteóricas e que, de repente se interromperam por inúmeros motivos como burnouts, depressão, stress ou perda de sentido em fazer somente uma coisa e abrir mão de outras também importantes.

Hoje enxergo os 5 pilares com muita clareza e posso compartilhar aqui para que você reflita se o que tem construído para a sua vida profissional e pessoal tem feito realmente sentido pra você e se a trajetória que está trilhando é sustentável ou não.

Porém, sem terror ou desespero.

Tudo que não está do seu agrado pode ser mudado a partir da sua decisão de mudar.

E por isso, apresento o que eu considero os 5 pilares que alavancam o crescimento profissional sustentável:

1. Autoconhecimento

Durante muito tempo foi pouco falado ou até mesmo renegado. Porém, não há nada tão poderoso quanto conhecer seus pontos fortes e seus gaps.

Somente com a autoconsciência é que se é capaz de melhorar continuamente.

Há várias formas de entrar no processo de autoconhecimento que, na minha visão, é eterno porque a todo momento somos colocados à prova em novos desafios que não sabemos lidar.

Terapia, Assessments como DISC e MBTI, Teste dos Sabotadores e Teste dos Pontos Fortes da Gallup são os que mais gosto.

Mas nada supera o FEEDBACK.

No meu processo de crescimento profissional e, principalmente, para a minha transição de carreira, nenhuma ferramenta é tão poderosa quanto pedir feedback continuamente a cada ação.

Como gosto de dizer nos treinamentos que ministro, seja louco por receber feedback.

Se você está em uma organização que já tem essa cultura de dar feedback, ótimo. Caso contrário, peça, peça, peça. Vale muito a pena e tenho aprendido muito mais rápido e de forma muito mais eficaz.

2. Objetivos Definidos

Já dizia Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas, “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Esse conceito ficou mais claro para mim quando tive uma conversa com o meu amigo Vinícius Medeiros e ele me perguntou, diante de um Stenio que tentava atirar para todos os lados em busca de uma solução milagrosa para a falta de clareza: “Cara, o que você quer da sua vida?” Isso me bagunçou internamente positivamente porque, a partir dessa pergunta, comecei a busca por me conhecer cada vez mais e entender o que fazia e o que não fazia sentido pra mim.

Outro estímulo muito marcante no meu processo foi ter lido toda a obra de Napoleon Hill e em TODOS os livros ele mencionar com exemplos contundentes que a grande diferença entre as pessoas de sucesso e as que não alcançavam sucesso algum era o poder de um objetivo definido.

Resolvi experimentar na minha própria vida ter objetivos definidos e específicos no trabalho e nas outras áreas da vida, e criei uma nova leitura para o Objetivo SMart dentro do contexto de carreira, o que me proporcionou chegar a uma posição de diretoria em uma agência de comunicação global e depois fazer a transição de carreira com resultados muito além das expectativas depois de apenas 2 anos percorridos. E, na vida pessoal, tenho experimentado uma saúde melhor e a construção de uma família linda que tenho muito orgulho de participar de cada pequeno momento com a minha esposa e do crescimento do nosso filho.

3. Organização e Planejamento

Nesse pilar mora a chave das minhas conquistas. Digo isso porque, com organização e planejamento, sou capaz de, além de olhar para a minha vida e definir bem os objetivos para cada área, definir o que fazer primeiro e o que fazer depois, criando uma organização da sequência execucional poderosíssima para dar conta de tudo sem sofrer e sem precisar abrir mão das coisas que são importantes para mim.

Isso mudou muito o jogo. Especialmente porque achava que, ao mudar de carreira, para uma vida autônoma, teria muito mais tempo, porém, o que vi no começo dessa transição, foi um aumento considerável de reuniões, demandas e coisas para fazer, que antes, dentro de uma estrutura, havia pelo menos 10 pessoas para dividirem a tarefa.

Por isso, todas as técnicas que hoje ensino estão testadas e validadas nesses dois ambientes, com muitas pessoas ou na ‘eupresa’.

Assim, tenho recomendado fortemente como crenças mãe para o processo de crescimento profissional sustentável: “Se não sabe por onde começar, comece organizando” e “Se organizar, tem tempo pra tudo.”

4. Envolvimento Total

Conheci esse conceito trazido do livro de Tony Schwartz e Jim Loehr porque, percebi que algumas coisas na minha rotina faziam a diferença quando eu alimentava.

Exercícios físicos, qualidade do sono, boa alimentação, estudos e leitura diária, boas relações, espiritualidade e conexão com propósito recarregam minha energia e me fazem ter disposição e entusiasmo para viver a vida com cada vez mais paixão e otimismo, mesmo diante de uma realidade não tão otimista assim.

A cada dia construo rituais matinais e noturnos que alimentam as 4 dimensões de energia que todos nós temos. E o melhor, são coisas que tenho 100% de controle e vejo total diferença nos meus resultados e na minha felicidade.

Os estudos inclusive já comprovam a relação da nossa saúde com a nossa felicidade.

Cuidar do nosso corpo e da nossa mente é, definitivamente, a base de tudo porque, aguentar a pressão diária no trabalho e em casa, e somar com nossos inúmeros desejos, exige que estejamos preparados.

Além disso, para um pai de 7 anos que participa ativamente da vida do filho 7 dias por semana, garanto que cuidar das minhas energias me dá ainda mais força e satisfação nessa jornada.

5. Consistência

Demorei para aprender, mas hoje parece óbvio.

Como disse certa vez Tonny Robbins, “subestimamos o que somos capazes de fazer em uma década”.

É a mais pura verdade.

A fábula da tartaruga e da lebre tem se tornado cada vez mais real no meu dia a dia.

Entendo na prática e vendo os resultados que se tivermos objetivos claros, desde uma promoção no trabalho até a perda de Xkg, conseguimos construir passo a passo o caminho até esses resultados que desejamos.

O tempo que leva para chegarmos a eles é muito relativo porque depende de uma série de variáveis que não controlamos.

Claro que gostaria que fosse mais rápido, porém, tenho me concentrado cada vez mais no processo de 1% melhor a cada dia, fazendo um pouquinho por dia, sem me sobrecarregar sem necessidade e com foco no que é essencial.

Qual desses pilares você está satisfeito?

E qual você acredita que pode evoluir ainda mais?

Vamos conversar porque minha intenção é te ajudar.

Stenio Moura

04.

Deixe aqui o seu email e mensagem para podermos falar mais sobre como equilibrar vida pessoal e profissional sem precisar abrir mão de uma para ter a outra.

Stenio Moura

SMart Treinamentos - CNPJ: 14.751.124/0001-13 - Politica de Privacidade | Termos de Uso