Todas as vezes que eu alguém me pergunta qual o primeiro passo para conseguir dar conta das centenas de atividades e demandas que tem no dia, eu respondo o seguinte:
“Primeiro de tudo, entenda que você não nasceu organizado e produtivo. São competências que se desenvolvem com conhecimento, habilidade e atitude.”
Digo isso porque na minha vida eu não lembro exatamente o momento em que esse aprendizado. Só sei que meus pais instalaram isso desde muito cedo e, eu percebi que era bom pra minha vida inteira.
Conforme fui avançando na vida profissional, percebi que tinha uma tendência natural à desorganização e à não-ação, ou para a procrastinação.
Porém, como tinha desenvolvido desde cedo algumas habilidades relacionadas à organização e à produtividade, sempre consegui encontrar formas de driblas essa tendência pessoal.
À essa altura você pode estar dizendo: “Poxa Stenio, mas você aprendeu de criança. E eu que já sou mais velho e não sou produtivo e nem consigo me organizar no meio de tanta coisa?”
Para responder a isso, recorro ao estudo realizado pela Carol Dweck e publicado no livro Mindset, onde ela expõe dois tipos de mentalidade. As pessoas com mentalidade fixa e as pessoas com mentalidade de crescimento.
As pessoas de mentalidade fixa acreditam que são o que são e que não podem mudar. Sabe aquela história de “Já sou muito velho pra aprender inglês”? Então, é a mesma coisa que acontece muitas vezes com algumas pessoas que treino e mentoro quando falamos pela primeira vez sobre produtividade e organização:
- “Ah, mas eu sempre fui desorganizada”
- “Não tem como ser produtivo trabalhando de casa”
- “Só dá pra ter tempo se você tem gente trabalhando pra você”
- “Não tenho tempo”
- “Não tem como ser produtivo com um chefe desse”
E poderia passar o dia inteiro elencando esses pensamentos que são limitantes do ponto de vista da outra mentalidade que a Carol Dweck propõe para nos desenvolvermos continuamente. A mentalidade de crescimento.
Pessoas que esse mindset, conseguem entender que só não sabem fazer alguma coisa, porque ainda não aprenderam porque, a partir do momento que o fizerem, é só uma questão de tempo e de prática para que se tornem especialistas naquela habilidade.
É assim com absolutamente tudo a qualquer tempo e independentemente da idade que você tenha.
Quem garante isso é a neurociência que descobriu a neuroplasticidade, essa capacidade incrível dos nossos cérebros de criar novas conexões a todo momento, desde que, consciente e intencionalmente criemos esses novos caminhos neurais.
Aprendizado é sobre isso. Criar intencionalmente e racionalmente novos caminhos, novas sinapses e, com a frequência em percorrer esses caminhos, alcançar o hábito de realizar algo automaticamente, sem pensar.
Portanto, para que você se torne uma pessoa organizada e produtiva, conseguindo dar conta de tudo que é importante pra você e que você precisa, você só precisa APRENDER.
Porém, antes de aprender, você precisa acreditar que é possível aprender.
E, além disso, enfraquecer os pensamentos que te impedem de acreditar nisso, especialmente em um mundo caótico e que te demanda o tempo inteiro atenção, velocidade e performance.
Ao ler esse texto, quero muito saber de você:
Qual pensamento te bloqueia de aprender a ser produtivo e organizado?
Me conte aqui nos comentários.